quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Curriculo Silvia Marieta


Sílvia Marieta, nasceu em Lisboa, em 1982, desde cedo mostrou o gosto pelo desenho, posteriormente pela pintura. Na infância, como qualquer criança, desenhava, mas logo os seus desenhos despertaram atenção de professores, pais e amigos. Na adolescência por sugestão de sua mãe, para prenda do aniversário do pai, iniciou-se na execução de retratos a partir de fotografia, foi mais tarde na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa que começou também a desenhar à vista, com modelo ao vivo, e estudou ainda novas técnicas, como é o caso das técnicas de gravura antiga, entre outras. Iniciou o curso em 2001 e terminou a sua licenciatura (antiga reforma), no curso de Pintura, em 2006. Mas ainda antes de entrar para a faculdade, já se teria iniciado na pintura a óleo sobre tela, esta servia, e ainda serve até hoje, como meio de expressão de sentimentos, como se fosse uma extensão de si própria. A pintora tem como tema de eleição a figura humana, ser que considera admirável e simultaneamente confuso, que melindra e seduz, entre muitas outras características. Mas, claro, por vezes também se aventura por outras temáticas, como pintura de paisagem (ao vivo) , animais, etc. Para além da formação académica, a pintora ainda adquiriu outros conhecimentos, de ilustração científica da vida marinha e desenho arqueológico, em cursos de curta duração organizados pelo Oceanário de Lisboa e pela Associação portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA), entre outros.
É sócia da AAAGP (Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa), do MAC  (Movimento Artístico de Coimbra),  da Galeria Aberta, do Círculo Artur Bual, da ACLAL - Academia de Letras e de Artes Lusófonas  e tem participado em inúmeras exposições, nacionais e internacionais, algumas  também organizadas pela “L’Agenzia di Arte”, pela agência“ Waylight-Eventos Culturais” e pelo do grupo “Arté Kusune”.
Já conta com  alguns prémios, com destaque para os concursos de pintura rápida, que se realizam em várias zonas do país, em Portugal e Espanha, e que têm como condicionante o tempo e o tema, normalmente realizam-se durante um dia, dois no máximo, e é exigido que se pinte apenas no local destinado para o efeito, ao vivo.
Actualmente a pintora dedica-se inteiramente à pintura e desenho retratista, quer sejam obras de encomenda, quer seja o resultado dos seus momentos de inspiração.

1 comentário:

  1. Gostei de ver o seu trabalho. Parabéns e bons êxitos no seu futuro trabalho.
    Soube do seu trabalho através do Facebook e tb gostava de ir à sua próxima exposição no Porto, mas estas tecnologias tb nos facilitam a observação, embora q eu ache uma exposição com outra emoção e valor. Sou apreciador de pintura e gosto de misturar cores em quadros, mas sou apenas um autodidata, tendo trabalhos q apenas ficam na família e alguns amigos, não tenho outras pretensões para além do prazer de misturar cores em experiências diversas. Beijinho de parabéns
    JM Morais Isidoro

    ResponderEliminar